O TSS

O Teatro da Solidão Solidária é um método artístico para inclusão social e resolução de conflitos experienciado há mais de 20 anos pelo mestre Ivan Antonio.

A intensa pesquisa desenvolveu-se, inicialmente através de vivências do artista morando nas ruas, praças, debaixo de marquises e pontes juntamente com pessoas em situação de rua e egressos do sistema prisional no Brasil, além dos povos originários (comunidades Guarany, Kariri Xocós, Tupinambás brasileiros e indígenas Cherokees dos Estados Unidos da América, entre outros).

O pesquisador aponta que, muitas vezes, não é apenas a fome que afeta as pessoas, mas a "solidão". Dessa forma, o método tem por objetivo envolver as pessoas em situação de vulnerabilidade social juntamente com grandes empresários, juristas, médicos, artistas e demais indivíduos que se encontram no limiar da tristeza e da solidão para conviverem harmoniosamente e solidariamente no mesmo espaço. Também ministra palestras e oficinas em grandes empresas e corporações para, através da arte, desenvolver mecanismos de reconhecimento de si e do outro com exercícios corporais e de reflexão humana capazes de transformar sentimentos e emoções negativos como o estresse, egoísmo, rancor e intolerância em sentimentos e realizações positivos, aumentando a capacidade de gestão organizacional e aumentando a assertividade e produtividade de seus colaboradores.

Como relata o pesquisador: "O Método de Pesquisa, além do artístico, é uma arma contra a solidão humana. Muitas pessoas que procuram as palestras, cursos e oficinas em todo o mundo buscam nos meus ensinamentos meios para a cura de mágoas e tristezas e se descobrem solidárias (e o são!)."

Sobre o criador

O pesquisador pernambucano, poeta, ator, dramaturgo, diretor de teatro e cinema Ivan Antonio capacita líderes e partilha caminhos para que cada colaborador se transforme em protagonista do seu próprio desenvolvimento diante dos desafios pessoais para uma gestão mais humanizada, assertiva e em coletividade.

Tem experiência como gestor público sendo Secretário da Cultura, Turismo e Relações Internacionais da cidade de Camaçari, na Bahia, e é pós graduado em Literatura Brasileira e Neuropsicopedagogia na Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e mestre em Negócios Internacionais pela Must University, Flórida - EUA. Já dirigiu mais de trinta espetáculos e shows no Brasil e na Europa e participou de novelas, seriados e filmes no Brasil, como "Carandiru", atuando ao lado de grandes nomes da televisão brasileira como Rosi Campos, Luiz Carlos Vasconcelos, Rubens de Falco, Tânia Carrero, entre outros.

Em seus espetáculos, dirigiu atores como Paulo Betti, Sérgio Mamberti e Tadeu Di Pietro. Representou o Brasil no Festival Internacional da Cultura em Guimarães (Portugal), considerada em 2012 a "Capital Europeia da Cultura", e, nos Estados Unidos (Nova York), se apresentou ao lado da cantora e atriz Lucy Alves e do cantor Dei Feliz no Brasil Week. Tem dez livros publicados, dentre eles "Eu, Sonhador", 'Mar Adentro" e "Amor Silenciosa Revolução", traduzidos para o inglês, italiano e alemão.

Ivan Antonio iniciará, a partir do mês de julho de 2023, sua nova turnê pelo Brasil, América Latina e Europa para ministrar oficinas, palestras, shows e lançará a segunda edição do seu livro bilíngue (em português e inglês) Amor Silenciosa Revolução".

Objetivos do Projeto

As palestras e oficinas do Teatro da Solidão Solidária são direcionadas a todas as pessoas e segmentos da sociedade interessados em vivenciar exercícios de voz e corpo que estimulem a sensibilidade e a cultura da paz.

Além disso, visa potencializar o agente público ou privado para uma jornada de trabalho mais equânime e com gestão humanizada, oferecendo ferramentas necessárias para uma percepção sensível sobre o ser humano como parceiro, colaborador e potencial instrumento de desenvolvimento pessoal/profissional para criação de um ambiente de trabalho saudável, criativo e produtivo.


Por onde já passou